quarta-feira, 22 de agosto de 2012

5º - Trapiche Fond de Cave - Malbec

Após um hiato de quase duas semanas sem postar, cá estou eu novamente. Estive em Buenos Aires de 08 a 13 de agosto. Confesso que no início eu ainda tentei postar os vinhos que tomei lá, mas depois o dia-a-dia estava meio corrido por lá. Na semana em que retornei ao Brasil fui pra o Rio de Janeiro, retornando dia 20/08. Ou seja, tem muito vinho para postar por aqui.

Lembrando que me propus a tomar uma garrafa de vinho por dia. A media diária deu quase isso, uma vez que teve dia que tomei duas garrafas e outro que não tomei nenhuma. Em seis dias que fiquei em Buenos Aires, tomei cinco vinhos. Sempre acompanhado da Ana e do Timóteo. Pedro Pereira não compareceu em Buenos Aires, demarcando de última hora.

O primeiro vinho tomado em Bs As já foi postado anteriormente. Isso mesmo! Aquele que Norton que eu achei terrível. O segundo é um vinho tinto argentino difícil de se encontrar aqui no Brasil. Apresento-lhes o Trapiche Fond de Cave Reserva Malbec. Vinho argentino, de Mendoza. Por ser difícil de se encontrar aqui vale a pena experimentá-lo na Argentina. Cabe ressaltar que os vinhos Malbec argentinos são considerados um dos melhores do mundo. Com textura aveludada e duradoura, tais vinhos têm um sabor agradável.

O site do produtor é este aqui! Há também um vídeo comercial do vinho aqui que causa em mim uma sensação de estar passeando por ruelas estreitas na França ao saborear o vinho. Detalhe: nunca fui a França.

Meu breve comentário sobre o vinho:

Diferente da minha primeira escolha (Norton), o segundo vinho tomado na Argentina é daqueles BB: bom e barato. De fato tem um sabor agradável e que combinou com o prato do nosso almoço: Ojo de bife! Fugimos um pouco do tradicional bife de chorizo acertadamente e o vinho combinou bem com o prato.

Tenho percebido que a maioria dos vinhos argentinos é da região de Mendoza. Andei pesquisando um pouco e descobri que Mendoza possui o centro vinicultor mais importante da América Latina. Pesquisei também sobre o que seriam os vinhos de reserva. São vinhos que antes de ir ao mercado ficaram algum tempo conservados em barricas de carvalho. Esse tempo varia de país para país. Por exemplo, para o produtor no rótulo do vinho que é um vinho de reserva, o produtor precisa deixar o vinho pelo menos 12 meses em barricas de carvalho e mais 24 meses na garrafa antes do vinho ir para o mercado. Interessante!


Tipo: Tinto
Vinícola: Trapiche
Safra: 2010
Composição: Malbec
País: Argentina
Região: Mendoza
Grad. Alcoólica: 14%
Volume: 750ml
Preço: 45 pesos argentinos
Data: 09/08/2012 - Buenos Aires - Argentina



Nenhum comentário:

Postar um comentário