segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

17º - Casillero del Diablo - Cabernet Sauvignon

Dando prosseguimento aos meus vinhos tomados (há algum tempo atrás) e ainda não postados...

Apresento-lhes o Casillero del Diablo. Acredito que muita gente já tomou desse vinho. É muito raro você não encontrar dele em supermercados.

O interessante desse vinho é que há uma lenda conhecida e também muito curiosa sobre ele. No site do produtor (este aqui) tem a lenda escrita e falada, mas transcrevi de outro site (este aqui) logo abaixo:

"Don Melchor de Concha y Toro, fundador da vinícola, trouxe para o Chile, em 1883, algumas cepas de  Bordeaux, França. Foram guardados em um lugar especial da adega, os barris com melhores resultados, para  consumo pessoal, este lugar se chamava  Casillero. Com o tempo, Don Melchor  percebeu que seus vinhos estavam sumindo, para explicar o sumiço e evitar o furto, ele criou a lenda que o Diabo habitava naquela adega. A lenda se espalhou pelos camponeses que não se atreveram mais a se aproximar da região. Além de levar o medo, a lenda se tornou marca do vinho, que unida a um bom marketing são alguns dos fatores que levaram ao seu sucesso."

Essas histórias são muito legais e dão um mistério a mais ao vinho.

Deixando a história de lado, o vinho é chileno, tem coloração vermelho escuro, aroma de cerejas maduras, groselha e ameixas com um toque de baunilha. O vinho tem um bom corpo, além de taninos aveludados e harmoniosos. Para finalizar, harmoniza bem com carnes vermelhas, cordeiro, massas com molhos vermelhos, aves de caça e queijo.

Meu comentário:

Logicamente, não senti muito bem o aroma de cerejas maduras, groselha e ameixas com toque de baunilha. Na verdade ninguém que tomou do vinho deve ter sentido tais sabores. Tomamos do vinho num almoço preparado pelo Pedro Pereira (quem diria...) e a Gabi. As pessoas presentes: o próprio Pedro, a própria Gabi, Ana Luísa, Pedro Augusto e eu.

Na verdade, nesse almoço tomamos outro vinho. Este outro será o próximo post. Tentarei fazer uma comparação dos dois vinhos.

No mais, quero deixar registrado que tenho pelo menos uns 8 vinhos pra postar aqui. Ou seja, as postagens terão que ser mais frequentes que as degustações. Hehe



Tipo: Tinto
Vinícola: Casillero del Diablo
Safra: 2010
Composição: Cabernet Sauvignon
País: Chile
Região: Valle Central
Grad. Alcoólica: 13,5%
Volume: 750ml
Preço: R$ 38
Data: 28/10/2012 - Brasília-DF