Nada é melhor do que começar um blog explicando o seu objetivo. Nada melhor do que explicar o objetivo sendo, de fato, objetivo. Pois então, vamos a ele!
A ideia do blog nasceu da seguinte história. Certa vez, ao voltar de uma viagem de u m mês para Itália, meu grande amigo Francícero, ou Fran, ou Francesco (para os italianos), contava-me sobre as vinícolas que visitou e dos vinhos que tomou. Entre várias histórias e uvas colhidas do pé, mostrava-me as fotos das cidades mais belas da Velha Bota.
Em outra ocasião, após voltar de outra viagem de um mês, desta vez para a França, o mesmo Fran, ou François (para os franceses), me contava novas histórias de vinhos maravilhosos que tomou no interior da França. Dentre várias fotos, mostrou-me em seu Iphone fotos de rótulos de vinhos que andou se degustando por aí. Entretanto, no auge dos seus 51 anos de vida, confesso que o Fran é um profundo conhecedor da bebida fermentada, genericamente falando. Sem falar que ele possui um recipiente de vidro enorme em sua casa, onde guarda as rolhas de todas as garrafas de vinho que ele já tomou. Digamos que o recipiente está bem cheinho.
O meu interesse por vinhos é inversamente proporcional ao meu conhecimento no assunto. Meu interesse tende ao infinito positivo. Daí você já pode tirar o quanto eu tenho domínio sobre o assunto. Para se ter uma ideia, não entendo nada sobre todos esses formalismos que os adoradores do vinho costumam praticar nos restaurantes. Diga-se de passagem que toda vez que vou a um restaurante, peço um vinho e o garçom abre a garrafa e me mostra a rolha eu fico me perguntando: "o que fazer com isso?".
Portanto, não se trata de um blog com pretensões educacionais sobre o mundo dos vinhos. Tal tarefa cabe ao enólogo, enófilo ou sommelier. O objetivo principal deste blog é para enumerar e documentar os vinhos que eu tenho tomado por aí. A cada post falarei qual vinho tomei e suas características, cultivando assim a minha própria Adega Virtual. Falarei o nome do vinho, o país, a uva, a safra, o preço (muito importante), e por aí vai... Aprenderei mais e mais a cada vinho, a cada post.
Inspirado nas várias histórias de meu amigo e em meus interesses pessoais de conhecimento, inicio aqui este blog, um tanto quanto intimista, mas que tenho o prazer de compartilhar com você.
A você, que assim como eu, não sabe tão pouco de vinhos (ou wines), um brinde. E que mesmo sem entender nada adora tomar um taça de vinho. A você, que assim como eu, aprecia a sutileza do vinho eternizando os bons momentos da vida: um brinde. Ou como dizem os italianos: Un Brindisi!
Ótimo começo! Estou ansiosa por mais postagens!
ResponderExcluirOu como diria o saudoso Mumu da Mangueira: Um Brindis!
ResponderExcluir