quinta-feira, 25 de outubro de 2012

12º - Concha y Toro - Merlot

Mais um Merlot para a coleção! Sem mais delongas, vamos aos comentários.

Vamos utilizar a redundância e começar do início. Sempre gosto de dar uma olhada no site do produtor . De cara, o site solicita que afirmemos que temos mais que 18 anos de idade. Parece besteira mas é interessante. Dos 12 vinhos que tomei até aqui, este foi o primeiro em que o produtor teve essa preocupação em seu site. Dei uma lida na origem da produção, lá em 1883. O site conta que o político e empresário Melchor Concha y Toro, lá em 1883, trouxe nobres videiras francesas da região de Bordeaux para plantá-las em no Chile, em Pirque, no vale do Maipo. Melchor contratou um enólogo francês para produzir os vinhos. Os anos se passaram até chegar em setembro de 2012, quando eu tomei do vinho, aqui em Brasília. Acho isso fantástico! Um vinho que começou a ser produzido lá em 1883 é apreciado por um brasileiro em 2012.

Após essa breve história (e reflexão), vamos as características do vinho. Este belíssimo vinha da uva Merlot tem cor rubí violáceo, aroma de frutas vermelhas, com taninos suaves e saborosos, meio encorpado e final duradouro. É um bom vinho para acompanhar carnes brancas, massas e queijos brancos. Tudo isso foi retirado do rótulo do próprio vinho. O detalhe importante é que ele é um vinho de reserva. Mas infelizmente não consegui descobrir quanto tempo ele fica em reserva antes de ser comercializado.

Meu comentário:

Primeiramente, assim como no primeiro vinho postado neste blog, ainda não tenho paladar tão apurado para sentir as características do vinho. De fato é um vinho bem suave, típico da Merlot. É daqueles vinhos que você pode indicar a uma pessoa que não está acostumada a tomar vinhos.

O mais interessante é que a cada dia me sinto mais a vontade com o gosto dos vinhos. O nosso paladar demora até conseguir sentir as características do vinho. Uma vez escutei que você aprende a tomar vinho apenas de uma forma: tomando. Estamos aqui para isso!

O comentário final é que tomei este vinho sentado à beira do Lago Paranoá aqui em Brasília, num fim de tarde (7 de setembro), apreciando o pôr do sol. Sem mais!



Tipo: Tinto
Vinícola: Concha y Toro
Safra: 2011
Composição: Merlot
País: Chile
Região: Valle Central
Grad. Alcoólica: 12,5%
Volume: 750ml
Preço: R$ 21,00
Data: 07/09/2012 - Brasília-DF




Nenhum comentário:

Postar um comentário