Não é um vinho. Mas é uma dica valiosa.
O Fim de Expediente, programa da CBN que vai ao ar às sextas-feiras de 18h às 19h, e é apresentado por Dan Stulbach, Luiz Gustado Medina e José Godoy, entrevistou no dia 10/08/2012 o comentarista também da CBN Jorge Lucki. Lucki é especialista em vinho e deu uma verdadeira aulinha (básica) sobre vinhos.
Sim! Dan Stulbach é aquele ator que ficou eternamente marcado pelo papel na novela Mulheres Apaixonadas em que seu personagem batia na mulher com uma raquete de tênis.
Ouço o programa todas as sextas. Mas essa sexta-feira parece que o programa foi feito pra mim, como disse a Isabella Januário. Três coisas que achei dignas de comentário aqui no blog:
1 - O vinho nacional NUNCA será bom em termos mundiais. Não estamos dizendo que os vinhos nacionais são ruins. Mas nunca figurarão entre os melhores do mundo. O problema é climático. Nossas condições climáticas não nos permite tal feito.
2 - Nossos vinhos são muito caros. Os impostos incidentes sobre a produção do vinho nacional são muito altos. Mais de 50% do valor do vinho. Na Europa, com 10 euros você faz a festa tomando ótimos vinhos. Pode-se tomar ótimos vinhos na Europa por 3 euros, por exemplo. O mesmo vinho será vendido aqui no Brasil por R$ 50,00. Obrigado governo brasileiro!
3 - Quanto mais você bebe vinho, melhor você bebe. É questão de educar o paladar. Ninguém nasce sabendo tomar vinho. Aprende-se a degustar vinho tomando bastante vinho. Minha parte já estou fazendo!
O link do programa está aqui! Vale a pena conferir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário